top of page
Logo_Refloat_padrão violeta e lilas.png

Água do tanque de flutuação passa por diversos processos de limpeza

  • Foto do escritor: Tiago Dimer
    Tiago Dimer
  • 20 de mai. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 17 de jun. de 2023

Só a salinidade, 10 vezes maior que de um mar comum, já impede qualquer proliferação de bactérias e microrganismos.


Terapia da Flutuação. Como é limpa a água do tanque de flutuação

Com mais de 300 quilos de Sal Epsom, é quase impossível que os microrganismos sobrevivam no tanque. No entanto, após cada flutuação, a água passa por um sistema de filtragem e higienização. Toda a solução de água no tanque de flutuação passa por um filtro, um tratamento com luz UV e um gerador de ozônio. Além do processo de filtragem e sanitização triplo e tripartido, o peróxido de hidrogênio é adicionado diariamente à solução para aprimorar ainda mais a sanitização e a oxidação.


Salinidade

A quantidade de sal se equivale a do Mar Morto, que é 10 vezes maior que um oceano comum. O próprio mar, que fica entre Israel, Jordânia e Cisjordânia, tem esse nome por não ser possível que nenhum ser vivo sobreviva nas águas.


Lâmpada UV

A radiação ultravioleta é um tipo de radiação eletromagnética. O sistema de desinfecção utiliza os raios UV-C, que possuem ação germicida. Eles são capazes de eliminar diversos patogênicos e microrganismos danosos, como bactérias, vírus, fungos, esporos, etc. No geral, os raios UV-C podem ser usados para desinfecção no tratamento de água potável, de efluentes, de água para torres de resfriamento, de água para outros processos produtivos, na aquicultura, em piscinas etc. A luz UV torna os microrganismos inativos ao causar danos ao seu DNA ou RNA. Essa alteração genética impede que eles se multipliquem, eliminando até mesmo os parasitas mais resistentes.


Ozônio

Na estratosfera terrestre, o ozônio existe em altas concentrações e atua como um escudo que absorve a maior parte da radiação ultravioleta do sol, daí o termo “camada de ozônio”. Mas como agente esterilizante, o ozônio tem um papel muito diferente: ele é um potente agente antimicrobiano. Na verdade, é o oxidante mais eficaz conhecido pelo homem. O Ozônio é capaz de inativar vírus, bactérias, fungos e diversos micro-organismos nocivos à saúde humana. Além de desinfetar, o ozônio é um potente desodorizador natural, eliminando odores desagradáveis do ambiente.


Peróxido de Hidrogênio

O peróxido de hidrogênio é capaz de eliminar alguns tipos de vírus e bactérias, devido a esse fator, inclusive é utilizado em diversas áreas da saúde para esterilização e desinfecção de materiais cirúrgicos, ou até mesmo para a assepsia de feridas. O peróxido de hidrogênio é um dos oxidantes mais versáteis que existe, superior ao cloro, dióxido de cloro e permanganato de potássio; através de catálise, H2O2 (peróxido de hidrogênio) pode ser convertido em radical hidroxila (•OH) com reatividade inferior apenas ao flúor. O Peróxido já é apontado como um dos principais produtos para o tratamento de águas e efluentes, já sendo muito utilizado em países mais desenvolvidos. Atua na eliminação de matéria orgânica natural, oleosidades, compostos nitrogenados, oxidação de metais de água de poço artesianos, minas, e águas abastecidas por caminhões tanques.


Comentários


Homem na Terapia da Flutuação em Porto Alegre. Relaxamento e recuperação muscular.
arrow_edited_edited.png

​© 2023 criado por Refloat Therapy. Todos os direitos reservados.

Logo_Refloat_padrão violeta e lilas.png
bottom of page