top of page
Logo_Refloat_padrão violeta e lilas.png

Terapia da Flutuação pode reduzir em 90% dor da Fibromialgia

  • Foto do escritor: Tiago Dimer
    Tiago Dimer
  • 12 de mai. de 2023
  • 4 min de leitura

Atualizado: 17 de jun. de 2023

Um projeto realizado nos Estados Unidos, o Fibromyalgia Floatation Project, acredita que uma hora de flutuação ajuda a reduzir significativamente a dor dos pacientes


Terapia da Flutuação reduz dores da fibromialgia

A Terapia da Flutuação pode reduzir significativamente a dor da Fibromialgia. Foi o que constatou um estudo feito nos Estados Unidos. O projeto selecionou a fibromialgia como condição para seus estudos de caso porque os sintomas da doença combinam com os benefícios potenciais da Terapia da Flutuação.


Os benefícios foram estudados por várias décadas. Thomas H. Fine, professor do departamento de psiquiatria do Medical College of Ohio, e Roderick A. Borrie, psicólogo clínico do South Oaks Hospital em Amityville, Nova York, são autores de um artigo examinando os efeitos clínicos da Terapia da Flutuação para o estresse. Suas descobertas indicaram que a produção de cortisol diminuiu durante as sessões e que: “Existe a possibilidade de uma redefinição do mecanismo regulador do cortisol entre as sessões. Além disso, o cortisol, que tem recebido mais atenção do que os outros hormônios [em seu papel como indicador de estresse], e a pressão arterial, demonstraram manter o efeito após o término de repetidas sessões.


Os tanques de flutuação para fibromialgia demonstraram aliviar a depressão e a ansiedade. Fine e Borrie descobriram que o relaxamento por si só equivale a um sono melhor e mais reparador. Muitos pacientes com fibromialgia também sofrem de síndrome das pernas inquietas, portanto, pode ser difícil ter uma boa noite de sono. Como a fadiga pode exacerbar os sintomas da fibromialgia, o relaxamento profundo que promove o sono pode ser um benefício.


Talvez um dos benefícios mais importantes seja o alívio da dor. Fine e Borrie observaram que:

“A Terapia da Flutuação pode ter um papel importante em vários estágios do processo de controle da dor. Ao reduzir tanto a tensão muscular quanto a dor em um tempo relativamente curto e sem esforço por parte do paciente." publicaram os pesquisadores.

Muitos pacientes que lidam com fibromialgia por um longo período de tempo desistem de novos tratamentos. Quando eles percebem que a flutuação pode ajudar a controlar a dor, sua perspectiva mental pode mudar e eles podem ficar mais confiantes em seu plano de tratamento. A rigidez e o aperto muscular da fibromialgia podem ser resolvidos pela terapia. Um pequeno estudo de 2012 descobriu que a dor devido ao aperto dos músculos diminuiu significativamente após apenas três sessões. Os efeitos de alívio da dor duraram um período significativo após o tratamento, o que também ajudou a aliviar o humor e a tornar os participantes do estudo mais esperançosos. Esse maior otimismo se traduz em melhores oportunidades para um tratamento bem-sucedido.


O Sal Epson (Sulfato de Magnésio) é outro elemento que também ajuda no tratamento. O magnésio é essencial para mais de 300 funções no corpo, mas as pessoas em geral sofrem com a falta crônica desse importante mineral. A suplementação transdérmica de magnésio é o sistema de entrega mais eficaz. Quem sofre de fibromialgia pode ter uma deficiência de magnésio que realmente causa ou contribui para sua dor. A solução de magnésio em tanques de flutuação pode ser absorvida pela pele e isso ajuda a aliviar essa deficiência sem tomar suplementos adicionais.


O que os pacientes dizem sobre a Terapia

O Fibromyalgia Flotation Project foi desenvolvido para pacientes e profissionais médicos interessados ​​em testar a eficácia dos tratamentos de flutuação, especificamente para fibromialgia. Dois pacientes em particular são destacados em seu site. Tina sofria de dor e hematomas como uma lembrança duradoura de um acidente de carro em 1998, mas não conseguia entender porque ainda sentia tanta dor. Os médicos tentaram controlar sua dor com opioides prescritos e anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), com resultados desastrosos. Depois de quase uma overdose, ela finalmente experimentou a flutuação enquanto visitava amigos. Tina descreve sua primeira experiência no tanque assim:

“Foi como entrar em um calor difícil de descrever. Me senti abraçada, segura, protegida, envolvida e cercada por essa água maravilhosa que era tão bom sentir contra meu corpo dolorido. Tive alívio imediato da dor e nenhuma dor por 17 horas após minha primeira sessão.” disse Tina.

Depois de sete flutuações, Tina coloca seu nível de dor em apenas 10% do que costumava ser.


A fibromialgia de Brigitta não foi atribuída a nenhum incidente em particular, mas a dor e a tontura dificultaram seu funcionamento realmente eficaz. Ela era incapaz de tomar analgésicos por causa de seus efeitos colaterais, então ela utilizava acupuntura, banhos quentes e exercícios. Ela foi recrutada pelo Fibromyalgia Flotation Project aos 70 anos e contou sobre os resultados: “A flutuação tornou minha vida consideravelmente melhor. Sinto que é mais fácil para mim aceitar cada dia que vem, o que significa que a vida fica mais fácil. Sinto-me muito mais positiva e feliz, e muitos dos meus amigos confirmam isso.”


Saiba mais sobre a fibromialgia

A fibromialgia é diagnosticada pela presença de dor em 18 pontos específicos do corpo. Essa dor pode ser acompanhada de fadiga profunda e falta de foco ou concentração. Muitos pacientes com fibromialgia também sofrem de transtornos mentais, como depressão e ansiedade, os quais podem exacerbar a dor.


Com informações do site: paindoctor.com

Comentários


Homem na Terapia da Flutuação em Porto Alegre. Relaxamento e recuperação muscular.
arrow_edited_edited.png

​© 2023 criado por Refloat Therapy. Todos os direitos reservados.

Logo_Refloat_padrão violeta e lilas.png
bottom of page